Informativos
20 . 02 . 2023
Agro Brasileiro ultrapassará PIB total da Argentina
Agro Brasileiro ultrapassará PIB total da Argentina.
A safra esperada para o Brasil de mais de 300 milhões de toneladas neste ano demonstra a importância que o agronegócio assumiu na economia brasileira. Entre 2002 e 2022, o PIB agrícola do país foi de US$ 122 bilhões para US$ 500 bilhões – o equivalente à Argentina.
Segundo o economista José Roberto Mendonça de Barros, o agronegócio brasileiro cresceu de forma extraordinária nos últimos 40 anos, com destaque para os últimos 20 anos. Esse crescimento é baseado em investimentos em pesquisa e políticas públicas para o campo, que têm levado a sucessivos recordes na produção agrícola. Segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), o Brasil deve ultrapassar a marca de 300 milhões de toneladas de grãos este ano, consolidando-se como o terceiro maior produtor mundial de grãos, atrás da China e dos Estados Unidos.
Em 20 anos, a safra de grãos passou de 120,2 milhões de toneladas para 310,6 milhões, um aumento de 258%. A área plantada passou de 43,7 milhões para 76,7 milhões de hectares, um aumento de 76,5%. Os números mostram que a produção aumentou em três vezes a área cultivada, impulsionada pelos ganhos de produtividade graças aos investimentos em pesquisa e tecnologia.
O destaque das lavouras brasileiras é a soja, semente oleaginosa que se adaptou aos vários microclimas do país e é cultivada tanto nas regiões mais frias do extremo sul quanto nos climas tropicais do Norte e Nordeste. O Brasil ultrapassou os EUA ao se tornar o maior produtor do grão e hoje também é o principal exportador. Fonte: CBNcaruaru.
Quando falamos do agronegócio, a preocupação com os impactos produzidos é ainda maior. De acordo um estudo da PwC, modelos de negócios baseados no agro brasileiro devem, em média, crescer 20% até 2030. Isso significa que haverá uma maior demanda de energia elétrica (40%), água (50%) e de expansão na cadeia de alimentos (35%) a fim de suprir a amplificação da atividade. Logo, os desafios da próxima década não serão somente a introdução de novas práticas ecológicas e sociais, mas sim, a aplicação diária desses conceitos no planejamento e estruturação de negócios.
AGRODEX: Consultoria, negócios e Gestão Rural.