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03 . 03 . 2017

Artigo: Os desafios da cadeia produtiva - Fatores críticos de sucesso do agronegócio brasileiro

 

FATORES CRÍTICOS DE SUCESSO DO AGRONEGÓCIO BRASILEIRO
“OS DESAFIOS DA CADEIA PRODUTIVA ”

 

A grande preocupação da produção agropecuária, destes, atuantes do agronegócio é com relação aos custos gerados pela ineficiência do Estado Brasileiro com relação aos serviços prestados ao setor. Esta ineficiência gera o chamado custo Brasil, o que acaba prejudicando o desempenho da cadeia produtiva e dos objetivos traçados para maximização sustentável dos resultados.

 

O Brasil pode ser considerado como um celeiro mundial, mesmo que tenha que superar os obstáculos e desafios do dia-dia. Os obstáculos, considerados como fatores críticos de sucesso servem de alerta às autoridades brasileiras, que devem procurar solucionar os problemas e garantir que o agronegócio esteja cada vez mais fortalecido, ampliando a segurança alimentar.

 

Identificar a competitividade do agronegócio brasileiro, perpassa por diversos fatores que influenciam esta competitividade e que atingem seus agentes econômicos, estes fatores podem ser chamados de Fatores Críticos de Sucesso (FCS), que por sua vez, os resultados positivos ou negativos dos objetivos da organização podem ser definidos pelos FCS.

 

 Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural (SOBER), aponta que apesar de todos os esforços desenvolvidos até hoje, isso não torna o agronegócio imune à concorrência do mercado mundial, que tem exigido sempre maior competitividade. Neste sentido, é necessário superar os obstáculos e encarar os desafios de maneira mais efetiva. O agronegócio brasileiro do futuro deve atender aos seguintes pontos:

 

• Oferecer maior competitividade aos produtores por meio da redução do custo Brasil, de modo a possibilitar o escoamento adequado da produção;
• Atendimento às exigências do consumidor mundial, oferecendo produtos de qualidade e que não prejudiquem a saúde humana, por meio da utilização de mecanismos como a certificação dos produtos e a rastreabilidade;
• Aliar as ações do Estado às necessidades dos agentes privados do agronegócio, possibilitando uma relação mais integrada e sistêmica, respondendo de maneira mais rápida e efetiva as demandas do mercado;
• Investir em pesquisa, desenvolvimento e novas tecnologias que garanta maior produtividade, redução de custos produtivos e redução dos impactos causados ao meio ambiente;
• Produzir de acordo com as necessidades do mercado interno e ter um excedente que atenda a demanda mundial.

 

O agronegócio é o “negócio” brasileiro e deve ser administrado como tal. É o principal “produto” do Brasil e da mesma forma que se administra uma empresa, é necessário cuidar de alguns aspectos importantes: custo dos produtos, qualidade dos produtos, imagem da marca e do produto, promoção da marca voltada ao mercado, preço competitivo e alinhado aos preços da concorrência, produção voltada aos desejos e necessidades dos consumidores, entre outros. Todos esses aspectos são primordiais para a sobrevivência e para o futuro desta empresa chamada Brasil.

 

Professor Universitário e Consultor Diogo Moreira

Coordenador dos Cursos de Agronegócio e Logística – Ulbra Carazinho

Consultor Executivo – Agrodex Consultoria Agro Empresarial

Analista de Prospecção de Cenários e Palestrante do Agronegócio

Especialista em Inteligência Empresarial

Especialista em Gestão do Agronegócio

Especialista em Gestão Empresarial