Informativos

15 . 06 . 2018

ARTIGO: GESTÃO SUSTENTÁVEL NO AGRONEGÓCIO E AGENDA 2020

GESTÃO SUSTENTÁVEL NO AGRONEGÓCIO E AGENDA 2020
“INTELIGÊNCIA EM CUSTOS, GESTÃO DOS RECURSOS NATURAIS E PRODUTIVIDADE”

 

16/06/2018 - Prof. Diogo Moreira

 

Agenda 2020 faz parte da rotina dos produtores rurais, organizações e profissionais envolvidos na cadeia do Agronegócio. Os desafios de curto prazo até 2020 apresentam a demanda de inteligência em custos, gestão dos recursos naturais e a maximização da produtividade.

 

Na busca da inteligência em custos, demanda de planejamento, execução e monitoramento, os custos diretos e indiretos dos ativos, como máquinas e solos, têm um grande impacto no orçamento de qualquer agricultura, independente das dimensões do empreendimento. Uma gestão adequada que vise o uso pelo maior tempo possível com os menores investimentos financeiros é vital para a preservação das características essenciais de qualquer negócio: o lucro de forma sustentável.

 

O mundo está dando mais ênfase aos fatores de fundo social e econômico. As questões ambientais geram grandes preocupações, devido ao interesse com sua futura existência, pois os recursos naturais são esgotáveis.

 

Os aspectos para definir todo o conjunto sustentável segundo Choudhury, Melo (2013) o conceito de sustentabilidade resgata a necessidade de um balanço entre fatores sociais, ambientais e econômicos. Os indicadores de desenvolvimento sustentável apresentam ferramentas que, usadas adequadamente, possibilitam a construção de base para mudanças progressivas. A sustentabilidade deverá agir em todos os setores de atuação dos produtores e empresários rurais, dessa forma tendo as seguintes dimensões:

 

- Sustentabilidade social: baseada na igualdade da distribuição de rendas e de bens;

- Sustentabilidade econômica: busca a eficiência no gerenciamento de captação de recursos públicos e privados;

- Sustentabilidade ecológica: preconiza o uso racional e aumento da capacidade de utilização dos recursos, redução da geração de resíduos e de poluição;

- Sustentabilidade cultural: procura por sistemas agrícolas modernizados que auxiliem na geração de soluções específicas para preservação do ecossistema, da cultura e da área;

- Sustentabilidade espacial: equilíbrio na distribuição territorial rural-urbana dos assentamentos humanos e das atividades agrícolas e econômicas.

 

A questão ambiental tornou-se fator de incrementação no agronegócio, onde os produtores e empresas rurais necessitam incorporar-se ao sistema de gestão ambiental para assegurar sua sobrevivência nos mercados altamente competitivos, respeitando o paradigma de que o desenvolvimento sustentável virá como resultado da conservação do solo, da água, do ar e dos recursos genéticos animais e vegetais, economicamente viável e socialmente aceito. Relacionar a gestão ambiental com o desenvolvimento agrícola sustentável passará a ser uma das prioridades no curto prazo.

 

O avanço de equipamentos high tech (Alta Tecnologia) no campo responde à ampliação da fronteira agrícola no país e, com ela, a necessidade de novos métodos que permitam gerir a produção de modo inteligente. A chamada Agricultura de Precisão (AP) reúne um conjunto de técnicas e tecnologias voltadas para a racionalização do manejo agrário e da aplicação de insumos agrícolas, com vista a redução de gastos, aumento dos ganhos de produtividade e diminuição do impacto ambiental decorrente da atividade agrícola.

 

Conclusão

O desafio do agronegócio, principalmente no Brasil, que tem vivido entre situações opostas. Em uma ponta temos que abastecer o mundo de alimentos, seja para consumidores conscientes e exigentes a respeito da nutrição humana e da sustentabilidade ética, social e ambiental no campo. Há uma necessidade de maior profissionalização do gestor rural, bem como, daqueles que fazem parte dessa cadeia produtiva. Aqui está o grande desafio do agronegócio, estabelecer este equilíbrio, gerando oportunidade, crescimento e superação para o sucesso dos cenários futuros.

 

 

Professor Universitário e Consultor Diogo Moreira

Coordenador dos Cursos de Agronegócio e Logística – Ulbra Carazinho
Consultor Executivo – Agrodex Consultoria Agro Empresarial
Analista de Prospecção de Cenários e Palestrante do Agronegócio
Especialista em Inteligência Empresarial
Especialista em Gestão do Agronegócio
Especialista em Gestão Empresarial
Corretor de Imóveis Rurais – Creci 57166F

 

Currículo Lattes:

http://lattes.cnpq.br/0691010428374184