Informativos
ARTIGO DESENVOLVIMENTO RURAL
DESENVOLVIMENTO RURAL
“NEGÓCIOS COM GESTÃO”
Professor Universitário, Consultor, Palestrante e Corretor Diogo Moreira - 15/08/2019
O atual modelo de desenvolvimento rural no Brasil está em processo de mudança e transição, o grande desafio é superar a dicotomia entre produção e proteção ambiental, por meio da integração dos objetivos e instrumentos das políticas ambientais e agrícolas dentro do marco geral do desenvolvimento sustentável.
Desenvolvimento rural, na questão conceitual, aponta clareza de que é uma política de Estado destinada a induzir amplas transformações sociais e econômicas nos ambientes rurais, numa direção desejável. Desenha o futuro e assim, supõe um prévio entendimento sobre o histórico dessas regiões num dado período, pois moldar o futuro exige o passado interpretado (na literatura científica, são as análises sobre o desenvolvimento agrário).
Segundo Navarro (2014), Como toda política, requer formulação estratégica, prevendo seu monitoramento e avaliação durante o ciclo de ocorrência, e inclui os setores rurais não agrícolas. Outras expressões próximas são modismos inconsequentes, como desenvolvimento territorial ou desenvolvimento local. Há também o famoso desenvolvimento sustentável, cujo significado exato permanece obscuro, quase três décadas depois de ter sido lançado com estardalhaço.
A tendência de prospecção de cenários para o Desenvolvimento Rural, que tem ligação política com os ministérios da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Ministério do Meio Ambiente e o Ministério da Fazenda, de aperfeiçoamento de políticas de desenvolvimento, que fomentem a agricultura familiar, pequenos, médios e grandes produtores agropecuários. Programas segmentados e customizados, são necessários para uma programação, atuação e funcionamento sustentável do setor, o qual demanda, investimentos em tecnologia, pesquisa, infraestrutura, e expertise de capital intelectual através de “Gestão e conhecimento”.
Atualmente a ênfase está nos recursos disponibilizados para Plano Safra, que cobrem os programas e demandas de financiamentos da Agricultura brasileira. Mas todos bem sabemos, que não é este o único fator importante da cadeia produtiva. Estamos vivendo uma transição de novo governo, que já ultrapassou 200 dias de gestão, e seguimos na expectativa de mudanças que possam resgatar a real direção para condução do Desenvolvimento Rural. No ponto de vista de “indicadores econômicos” que nestes estão envolvidos os direcionados o crédito rural, se apresenta taxas de juros maiores com prazos iguais ou menores que o plano safra anterior, mas com uma informação de maior volume de recursos.
Negócios com Gestão
Este é o ponto fundamental e diferencial estratégico que os envolvidos na cadeia produtiva devem se direcionar, onde, desde o fornecedor multinacional até o consumidor final, devem estar engajados e focados em viabilidade econômico-financeira dos negócios. O cenário presente escancara, uma baixa na renda dos produtores rurais, que a cada ano enfrentam aumentos de custos de forma exponencial. A produção agropecuária deve ser tratada como um setor que tenha “alta rentabilidade” por parte de quem produz, e não apenas que as organizações e empresas tenham ganhos exponenciais, as custas dos produtores rurais.
Os riscos são sempre em potencial, e são assumidos pelos produtores rurais que ao captarem um financiamento, disponibilizam seu patrimônio em garantia, e nem sempre a sociedade em geral tem a real noção desta informação, frente a gestão de riscos do simples fato, de que uma das variáveis principais é o clima, e em caso de sinistro, o ônus as vezes é irreparável no médio e longo prazo.
Soluções: Gestão e Planejamento
É necessário saber utilizar os recursos naturais e humanos, infraestrutura da propriedade e assim como as informações, como conhecimento para a tomada de decisões, levando em consideração os fatores internos e externos de produção, tais como o mercado, novas tecnologias e o clima da região, podendo assim garantir o lucro na atividade rural e seu crescimento, com alinhamento no desenvolvimento social, ambiental e econômico.
DIOGO MOREIRA
Professor Universitário – Ulbra Carazinho
Consultor Executivo – Agrodex Consultoria Agro Empresarial
Consultor Imobiliário Corretora Moreira Imóveis Rurais – Creci 57166
Analista de Prospecção de Cenários e Palestrante do Agronegócio
Mestrando em Desenvolvimento Rural
Especialista em Inteligência Empresarial
Especialista em Gestão do Agronegócio
Especialista em Gestão Empresarial
Graduado em Matemática