Notícias

16 . 05 . 2016

O REAL AUMENTO DAS MÁQUINAS AGRÍCOLAS FOI DE + de 300% em 10 ANOS (2004 - 2014)

O REAL AUMENTO DAS MÁQUINAS AGRÍCOLAS FOI DE  + de 300% em 10 ANOS (2004 - 2014) 

 

Prospectar o futuro e se manter competitivo, somente com rigoroso planejamento de custos, gestão de processos e pessoas, gestão efetiva da operação, gestão ambiental e principalmente com análise de viabilidade econômico-financeira dos investimentos de médio e longo prazo.

 

Vale lembrar que de 2004 à 2014, nestes 10 anos no Brasil a inflação acumulada chega aos aproximados 86%, os custos de produção quase dobraram neste período acumulando em torno de 196%. Já a produtividade em soja de 10 anos para hoje teve um aumento girando de 30% a 40%. O ganho comercial em valor agregado no produto soja se aproxima dos 40%. Mas muito interessante que diversos equipamentos tiveram um aumento acumulado de 300% no caso Máquinas e Implementos Agrícolas. Como entender e fechar este cálculo na linha do tempo onde se oportunizou taxas de juros atrativas mas com valores de capital extremamente elevados? Tecnologia tem preço mas em análise de custo de capital matematicamente não se justifica tal indexador de mercado livre tão exagerado.

 

No horizonte dos próximos anos, não somente no setor do Agronegócio, a manutenção e sobrevivência da atividade produtiva e corporativa, se delimita em pleno foco estratégico em prospecção de canários, planejamento e gestão, sucessão, capital intelectual e clima favorável. Esta gama complexa de indicadores qualitativos e quantitativos será o nosso desafio e iremos enfrentar com muito trabalho e dedicação, pois nossa região é destaque e tem pleno potencial de crescimento exponencial, basta traçar e percorrer o caminho sob uma visão ampla e inteligente, vencendo os desafios culturais.

 

Prof. Consultor Diogo Moreira - Carazinho/RS - www.facebook.com/diogo2808
Coordenador dos Cursos de Agronegócio e Logística – Ulbra Carazinho
Consultor Executivo – Agrodex Consultoria Agro Empresarial
Analista de Prospecção de Cenários no Agronegócio
Especialista em Inteligência Empresarial
Especialista em Gestão do Agronegócio
Especialista em Gestão Empresarial