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Artigo: Inteligência em Agronegócio
INTELIGÊNCIA EM AGRONEGÓCIO “SUA ESTRATÉGICA IMPORTÂNCIA”
A disponibilidade é imensa de dados disponíveis, devido à tecnológica utilizada atualmente, em suas mais diversas fontes, formas e aplicabilidades. Entretanto, muitos dados são irrelevantes para qualquer tomada de decisão e através da inteligência em agronegócios que estes referidos dados se tornam aplicáveis para sua tomada de decisão de forma estratégica e sustentável em harmonia com prospecção de cenários.
Perfarm (2016). Inteligência em agronegócio, pode ser definida como a transformação de dados em informações relevantes que serão base para recomendações estratégicas para seu negócio. Em suma, é a captura de dados disponíveis em diversas formas (pesquisas primárias, literatura científica, mídias eletrônicas, pesquisas de mercado, informativos anuais, entre uma infinita gama de opções) e a transformação destes em informações úteis e aplicáveis que agregarão valor à sua tomada de decisões.
Inteligência de mercado
Comumente o termo inteligência de mercado (quando focado no agronegócio, referida como inteligência em agronegócio) é confundida com acompanhar o noticiário da manhã, as notícias na internet, as alterações instantâneas no preço de commodities, os relatórios de mercado, a previsão do clima etc. O fato é que inteligência em agronegócios vai muito além disso, sendo essa apenas uma fase na elaboração de recomendações estratégicas para o sucesso do empreendimento rural.
Inteligência em agronegócio, pode ser definida como a transformação de dados em informações relevantes que serão base para recomendações estratégicas para seu negócio. Em suma, é a captura de dados disponíveis em diversas formas (pesquisas primárias, literatura científica, mídias eletrônicas, pesquisas de mercado, informativos anuais, entre uma infinita gama de opções) e a transformação destes em informações úteis e aplicáveis que agregarão valor à sua tomada de decisões.
A partir da coleta de dados de diversas fontes, a inteligência em agronegócios consegue analisar estruturas de indústria, mapear cadeias produtivas, analisar competidores, delinear práticas de gestão adotadas na indústria, prever tendências de mercado, descobrir oportunidades, reconhecer necessidades de clientes, prevenir que ameaças se concretizem, definir o momento ideal para crescimento ou retração, entre outras recomendações que determinarão estratégias a serem adotadas. Vale lembrar que apesar do conhecimento trazido pela inteligência em agronegócio ser de extrema valia, seu valor é perdido quando não aplicado, isto é, quando as recomendações feitas não são cumpridas na prática.
O mapeamento das cadeias produtivas internas e externas seriam avaliadas, identificando elos fracos e pontos de alerta. Pesquisas de mercado (como aquelas de preço feitas pelo produtor) seriam completadas utilizando parâmetros estratégicos que englobam gerenciamento de riscos, análises estruturais de indústrias como disponibilidade de compradores, presença de competidores, relacionamentos com esses e demais agentes e possíveis oportunidades e ameaças futuras, entre outros. O planejamento financeiro teria forte peso nas análises, mas seria pautado levando-se em consideração todas essas análises e principalmente como elas afetariam a sustentabilidade do negócio no médio e longo prazo.
A inteligência em agronegócio traz inúmeros benefícios a produtores rurais (agricultores, pecuaristas ou ambos), e seus custos mais do que se pagam com o conhecimento trazido na tomada de decisões, principalmente devido aos custos-benefícios trazidos pela tecnologia empregada nas análises. Não a toa, empresas de sucesso pagam valores exorbitantes para empresas especializadas em inteligência de negócios, como consultorias estratégicas, bancos de investimentos e de pesquisa de mercado. A tradução de dados em recomendações estratégicas e financeiras definitivamente maximizam os retornos financeiros dos produtores que fazem seu uso. É importante destacar também que, como em qualquer recurso utilizado no processo produtivo, os retornos financeiros e benefícios associados a contratação de serviços de inteligência em agronegócios devem ser constantemente monitorados e avaliados.
Parecer com base na referência
Na inteligência empresarial no agronegócio, a prospecção de cenários é o principal desafio, visto que este mercado participa de todo o processo de gestão do negócio. Muitas das variáveis são incontroláveis, que devem ser simuladas no âmbito de cenários para as efetivas tomadas de decisões, almejando a maximização de acertos, pois neste segmento, o errar menos, lhe proporciona minimizar riscos. Custos de produção em crescimento exponencial, custos de crédito carregando diversas reciprocidades, ausência de ministério atuante para equalizar boas políticas agrícolas, e uma melhor gestão frente ao câmbio, que na área comercial, por questões de preços de mercado e altos custos de armazenagem e logística, acabam minimizando a rentabilidade e na maioria das vezes, não oportunizando crescimentos sustentáveis. A principal ameaça que deve ser calculada são as questões de riscos climáticos, que são incertos e incontroláveis.
Professor Universitário e Consultor Diogo Moreira
Coordenador dos Cursos de Agronegócio e Logística – Ulbra Carazinho
Consultor Executivo – Agrodex Consultoria Agro Empresarial
Analista de Prospecção de Cenários e Palestrante do Agronegócio
Especialista em Inteligência Empresarial
Especialista em Gestão do Agronegócio
Especialista em Gestão Empresarial