Notícias

28 . 02 . 2020

Artigo CERTIFICAÇÃO NA AGRICULTURA

CERTIFICAÇÃO NA AGRICULTURA
“AGREGAR VALOR, REDUZIR RISCOS AMBIENTAIS E SOCIAIS

28/02/2020

 

O foco é certificar as propriedades rurais, a gestão e seus processos produtivos, e mensurar relevante e importante que a certificação agrícola agrega valor, reduz os riscos ambientais e sociais das propriedades rurais. Em parte, esta demanda deriva da revolução verde e ao intenso apelo ambiental e sustentável da década de 2020 e para o desenvolvimento da segurança alimentar para o futuro da humanidade.

 

Se justifica através da demanda de alimentos diferenciados com certificação e comunicação ao mercado através de “selos” que comprovam e qualificam o efetivo diferencial do produto e do processo a eles envolvidos. No início de 2020, muitas notícias sobre o comércio exterior, vem comunicando a sociedade internacional, que as negociações entre os países estão com ênfase nos apelos ambientais e de rastreabilidade que certifiquem qualidade e segurança alimentar no processo produtivo envolvendo toda a cadeia produtiva.

 

Chegou a hora de potencializar em especial no Brasil, a certificação agrícola das propriedades rurais, com o objetivo de se manter competitiva no mercado e de agregar valor ao negócio. O que verificamos de forma mais regionalizada, mas também a nível de Brasil, são os ganhos exponenciais das processadoras de matéria prima produtiva (indústria) derivada dos agricultores. O maior ganho da cadeia produtiva, fica no setor comercial após o processamento, visivelmente depois da porteira. Sim, o produtor rural está rentabilizando cada vez menos.

 

O momento é de parar para refletir, pois se seguir nesta exponencial situação, onde que, o produtor se depara com custos de produção aumentando, os preços de seus produtos, em pouca condição comercial de melhoria, riscos aumentados, os valores dos equipamentos e serviços crescendo acima de qualquer taxa de indexação conhecida no mercado, o crédito mais escasso e as taxas de juros ainda altas na ponta final “Bancos” pois a Selic está 4,25% a.a. mas não percebemos redução proporcional na ponta, ou seja, os Bancos seguem com seus “spreads” altos e resistem em minimizar taxas.

 

As pesquisas demonstram que a certificação é indutora da melhoria da gestão e da produção, melhora os resultados operacionais das propriedades rurais e também permite a venda de um produto diferenciado que atende a nichos de mercado que primam pela qualidade. Necessitamos de muita pesquisa e união para ampliar a capacidade e o planejamento do processo de certificação das propriedades rurais, os gestores e todos os envolvidos na cadeia produtiva, devem aderir o mais breve possível a esta tendência que será fundamental para o futuro sustentável da produção de alimentos.

 

Uma certificação integra um mercado diferenciado e de tendência mundial, onde, a produtividade e a gestão dos produtores tendem a melhorar com o processo implantado de certificação, com geração de benefícios importantes para o produtor rural. Desta forma, a rentabilidade “adicional” da propriedade melhora e permite ao produtor aderir à sistemas de certificação, assim consolidando segurança e sustentabilidade ambiental, social e econômica ao seu negócio.

 

 

Professor Universitário, Consultor, Palestrante e Corretor Rural Diogo Moreira

Professor Universitário – Ulbra Carazinho

Consultor Executivo – Agrodex Consultoria Agro Empresarial

Consultor Imobiliário Corretora Moreira Imóveis Rurais – Creci 57166

Analista de Prospecção de Cenários e Palestrante do Agronegócio

Mestrando em Desenvolvimento Rural

Especialista em Inteligência Empresarial

Especialista em Gestão do Agronegócio

Especialista em Gestão Empresarial

Graduado em Matemática